top of page
Buscar

Casa, rios limpos e natureza

Com imensa alegria compartilhamos como foram os sonhos das crianças na Biblioteca Raul Bopp, no bairro da Aclimação e subprefeitura da Sé.


Local: Biblioteca Raul Bopp

Data: Terça-feira, 10 de outubro de 2023, das 14h30 às 16h

Participantes: 35 pessoas no total. Destas 23 eram crianças e adolescentes nas idades entre 4 e 16 anos

Frequência na biblioteca: 12 participantes não conheciam a biblioteca


Entre os participantes estavam:

  • frequentadores do Parque da Aclimação (a biblioteca fica dentro do parque)

  • frequentadores do Programa de Iniciação Artística (PIA), que acontece na biblioteca

  • cuidadores e crianças do Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) que existe na proximidade

Os participantes disseram que os parquinhos do Parque da Aclimação estão quebrados. As crianças disseram que seria melhor ter mais balanças grandes, pula pula, loja de brinquedos, brinquedos infláveis e atividades que costumam acontecer em salão de festas nas festas infantis. As crianças relataram que o “parquinho parece de bebê” e que “deu uma melhorada, porque antes era pior.”.

Infelizmente não achamos no site da prefeitura a data da próxima reunião do Parque da Aclimação.

Pedimos que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente publique com mais clareza as datas das reuniões dos parques da cidade.


As crianças também pediram mais acesso à piscina, à toboágua e a espaços com água.

Uma das crianças disse “tipo as aguinhas do museu do Ipiranga”, e foi apoiada pelas demais. Elas se referiam às fontes de águas onde as crianças podem brincar no Parque da Independência.

Lembramos que a reunião do CADES será dia 18 de outubro, e assuntos como este podem ser levados para a reunião. Veja mais na página que fizemos com os conselhos da região.


As mães relataram que a Praça General Polidoro está inviável para as crianças por conta do excesso de cachorros soltos. Também disseram que não há fiscalização nem orientação sobre a legislação que impede que cachorros sejam conduzidos sem estarem na coleira.

Algumas mães frequentam o Centro Esportivo Cambuci, conhecido pelos moradores como Balneário do Cambuci. Relatam que o espaço é bom mas que a divulgação das atividades é péssima. Tem piscina infantil em funcionamento. Uma das crianças do SAICA disse que gosta de ir ao balneário mas que o caminho para chegar lá a pé é muito cansativo por causa de uma grande escadaria que há no trajeto entre a SAICA e o balneário.

Esses assuntos, como dificuldade de mobilidade, falta de divulgação e excesso de cachorros na praça podem ser levados para as reuniões do Conselho Participativo da Sé. A próxima reunião será dia 6 de novembro. Veja mais na página que fizemos com os conselhos da região.


Pedimos que a subprefeitura da Sé faça campanhas na redes sociais e presencialmente na praça para que as pessoas entendem que não podem desrespeitar a legislação “Todo animal, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar coleira e guia…”, fonte: Lei Municipal Nº 13.131, de 18 de maio de 2001 , a saber: Lei Municipal Nº 13.131, de 18 de maio de 2001


Algumas das crianças vindas do SAICA construíram casas com as peças lego. Uma delas disse que “[sonho com uma cidade] onde todos que precisam têm uma casa pra morar e têm o que comer.”.


Uma das crianças disse que gostaria de uma cidade sem ladrões. Sua mãe explicou que recentemente sua filha passou por uma situação de violência urbana e que o tema aparece com frequência nas atividades diárias.


As peças lego verdes e azuis que estavam disponíveis no evento foram totalmente utilizadas nas montagens. A maior parte das montagens elaboradas continham plantas, rios e acesso à água.


Informamos aos participantes sobre as datas das próximas reuniões do Conselho Participativo e do Cades da subprefeitura da Sé e explicamos quais sonhos das crianças poderiam ser levados para cada uma das reuniões.


Uma das crianças nos disse:

- Tia, quando a gente vier da próxima vez, já vai ter as coisas que estamos pedindo?

Explicamos para ela que dificilmente as coisas mudariam em pouco tempo, mas que iríamos nos esforçar para deixar a cidade mais parecida com o que as crianças estavam pedindo.



Comments


bottom of page